Você, com certeza, sabe a importância do conteúdo para seu SEO e para uma boa estratégia de Inbound Marketing. Porém, um erro no tema ou na abordagem pode colocar tudo a perder.

De forma bem clara e direta: criar conteúdo é “fácil”, mas criar conteúdo de qualidade e relevância é o que separa a tentativa do sucesso. Conteúdo que não engaja e não gera relevância limita-se em ser conteúdo e não necessariamente conteúdo estratégico.

Por isso, criamos uma lista com pontos objetivos e práticos que vão te ajudar na hora de definir e produzir um conteúdo estratégico realmente relevante.

1 – Defina a sua persona

Esse é o primeiro passo para criar qualquer instrumento de comunicação com o seu público, principalmente, o conteúdo estratégico.

Entender as necessidades e interesses da sua persona e traduzir isso em forma de textos, vídeos, infográficos e outros conteúdos é o sinal de que você está no caminho certo.

2 – Contextualize o conteúdo

É extremamente importante adaptar o conteúdo para o local onde está sendo vinculado. Por exemplo, esse post sobre dicas para um site de sucesso.

no nosso Instagram foi criado com uma linguagem diferente do post sobre o mesmo tema para o nosso blog.

Pense também em que momento da jornada o seu possível cliente está consumindo seu conteúdo e personalize ao máximo a linguagem.

Considere também fatores socioculturais do momento e referências válidas que seu público irá entender e se identificar.

Além disso, não se posicione como um sábio e trate seu público como pupilos. Afinal, ninguém gosta de ser tratado como idiota, não é mesmo? Trate seu público de igual para igual!

3 – SEO faz parte do processo, mas não é o objetivo

Nós sempre falamos sobre a importância do SEO, mas nada de colocar a ele como seu maior objetivo. O SEO (Search Engine Optimization) deve integrar a sua estratégia e não resumi-la. Obviamente, um bom posicionamento no Google é muito importante, mas sempre foque no seu consumidor. Pensa comigo: você quer leitores engajados ou só um bom posicionamento sem relevância real?

4 – Desdobre e aprofunde seu conteúdo

Uma técnica que enriquece seu conteúdo é oferecer a possibilidade para seu leitor se aprofundar no assunto. Uma forma eficiente de fazer isso é oferecer links relevantes ou que complementem a jornada do seu público.

5 – Relacione seus conteúdos

A palavra mestra para conseguir relacionar seus conteúdos é: planejamento. Planeje o que irá criar, quando, para quem e qual o objetivo. A partir daí ramifique ou até mesmo divida os temas. Aqui também vale a pena usar os links que levam para outras matérias, sites e redes sociais.

Que tal criar enquetes no Instagram e responder no seu blog? Esse exemplo, entre tantos, é uma forma simples, mas bem prática e funcional de relacionar sua criação de conteúdo e criar relevância de verdade. Agora é com você, mãos na massa e rumo aí sucesso com um conteúdo relevante, bem estruturado e interessante ao seu público. Se ainda ficou alguma dúvida, clique aqui e fale com a gente. 😉